Quando pedimos licença para falar e somos ouvidos
Uma estratégia efectiva nas redes sociais deve gerar uma participação significativa na geração de tráfego para o seu domínio, mas, ao mesmo tempo, deve ser um canal de comunicação e divulgação da marca.
Por isso, vamos dividir a estratégia em alguns passos simples:
• Passo 1 — Encontre as redes sociais correctas.
Facebook, Linkedin, Instagram, Twitter etc. são canais diferentes e todos têm as suas particularidades, portanto, a intenção dos usuários em cada um deles também. Faça pesquisas sobre o perfil que mais se adequa ao seu público, as palavras-chave e tendências, antes de criar um perfil comercial.
• Passo 2 — Crie um perfil.
Fique atento aos tamanhos corretos das imagens nas redes sociais. Lembre-se de utilizar um design e uma harmonia que obedeça aos padrões da sua marca e sejam focados nos objetivos.
• Passo 3 — Estabeleça objetivos e metas.
Assim como os blogs e sites, as redes sociais também têm ferramentas de análise. Utilize-as para calcular as suas métricas e indicadores e sobretudo, aprenda com os resultados. Lembre-se: o que não se pode medir, não se pode gerir.
• Passo 4 — Realize um estudo de mercado.
Veja o que os seus concorrentes estão dizendo. Aprenda com eles! Estude o seu público-alvo, dê ao seu público algo diferenciado mas proveitoso. Dê ao seu público aquilo que eles precisam.
• Passo 5 — Defina um plano e um calendário editorial.
Isso é necessário para organizar as verbas e analisar o andamento da estratégia. Existem também, alguns aplicativos com ferramentas de pesquisa de tendências e palavras-chave. São ferramentas preciosas para o seu plano ser um sucesso.