No marketing digital o email é a principal e a mais económica maneira de nutrir relacionamentos. Seja para promover um evento, um produto ou webinar, o envio de newsletters é a opção que maior retorno vai trazer à sua empresa.
Emails são valiosos...
Passo 1 – Definir um objetivo - Determine quais os objetivos a serem atingidos e tenha-os em mente durante todas as etapas do processo para poder medir os resultados que a campanha gerou.
Passo 2 – Segmentar o seu público – É importante criar uma campanha personalizada para o seu público-alvo. Para isso, tenha uma lista de emails de acordo com os fatores que forem importantes para o seu negócio ou produto: sexo, idade, localização, lead, cliente, etc.
Passo 3 – Oferecer um bom conteúdo – a relevância é a regra de ouro para qualquer conteúdo. Antes de enviar uma newsletter certifique-se de quem vai recebê-lo e pense nos benefícios que aquele conteúdo tem para determinado público-alvo. Crie um conteúdo amigável e interessante, que faça com que as pessoas queiram visitar o seu site para ter mais do mesmo. Seja extremamente cativante e utiliza boas imagens. Lembre-se do ditado popular “menos é mais”.
Passo 4 – Crie um assunto irresistível – apesar de o campo do assunto do seu email ter uma única função – fazer o leitor abrir o email – não o menospreze nem por um segundo. Afinal, ele é muito importante e pode determinar o sucesso ou fracasso de todos os seus esforços.

Passo 5 – Tenha consciência da importância do design – muitas pessoas ainda não têm consciência da importância e da eficiência de um bom trabalho de design. Em um email marketing ele é fundamental para reter a atenção de quem está lendo, garantir que a mensagem seja aberta, gerar cliques e vendas. Nos dias de hoje o design deixou de ser somente um “trabalho artístico”, e tornou-se a parte mais importante da estratégia de comunicação de um produto ou serviço. O design é a principal forma de chamar a atenção do público-alvo e destacar-se no meio de tantas ofertas existentes no mercado. Investir em um bom design criado para causar impacto visual é fundamental no conjunto de ações para que uma campanha de email marketing seja bem sucedida e tenha um bom retorno.
Passo 6 – Destaque seu link – é o seu link, o botão que irá direcionar o leitor para a página que você deseja, e por tanto, deve estar bem posicionado e muito bem visível.
Passo 7 – Monitorize os resultados – uma campanha de email marketing não termina quando você clica no botão de envio. Na verdade, boa parte do trabalho da campanha vem depois. Você precisa monitorar a taxa de abertura dos seus emails, taxa de cliques e taxa de conversão. Isso permitirá com que obtenha todas as informações sobre se sua campanha está atingindo o resultado esperado e, caso não esteja, que você saiba exatamente onde está o problema.Uma campanha de email marketing pode trazer resultados palpáveis e muitas vezes imediatos para o negócio.
Emails são valiosos tanto para vender mais, quanto para criar e nutrir relacionamentos. Mesmo com a febre das redes sociais, o email marketing ainda é uma forma pessoal e personalizada de conversar com pessoas que se interessam pelo seu negócio.