Rosado era o rosto de Maria, menina de sangue azul, com o seu vestido amarelo deixava a todos verde de inveja.
Na publicidade a cor é um elemento chave que pode salvar ou condenar um trabalho. A Globalmídia pretende deixar tudo preto no branco.
As cores desempenham um papel especialmente importante e é uma das primeiras coisas que nosso cérebro processa quando registramos uma imagem. Não só empregam profundidade e dá ênfase ao design como também lhe conferem sentimento e estado de espírito. Considerando o valor emocional e o significado por trás de uma cor, é possível fazer maravilhas para uma marca.
Qual é a cor da sua marca?
AMARELO
Esta cor irradia otimismo, energia e felicidade. Promove pensamentos criativos.
Efeitos:
acelera o desenvolvimento mental, estimula a memória e o sistema nervoso, facilita a comunicação.
Factos:
• Na França medieval, as portas de traidores e criminosos eram pintadas de amarelo;
• Para a cultura grega o amarelo é símbolo de tristeza e para os franceses, de ciúme;
• Para a psicologia o amarelo é a cor mais feliz de todo o espectro de cores;
• 75% dos lápis de carvão vendidos nos Estados Unidos são pintados de amarelo.
VERDE
É a segunda cor preferida das pessoas, em primeiro surge o azul. O verde representa o equilíbrio e o rejuvenescimento. Está muito ligada à natureza e à fertilidade, por isso, é a mais universal no mundo natural o que faz dela a escolha ideal como pano de fundo nos designs de interiores, por ser vista por todo o lado.
Efeitos:
Acalma. Causa uma sensação de relaxamento físico e mental. Ajuda a aliviar estados depressivos, nervosos e baixa os níveis de ansiedade. Transmite sensações de regeneração, autocontrolo e harmonia.
Factos:
• A cor verde é usada nos óculos de visão noturna porque o olho humano é mais sensível a essa cor e tem a capacidade de discernir mais tons da mesma;
• É a cor que mais está associada à saúde e à tranquilidade.
AZUL
O azul é tido como sendo de confiança, fidedigno e empenhado. Sendo a cor da junção entre o céu e o oceano, o azul é assumido como uma constante nas nossas vidas. Assumido como a cor do espírito, invoca paz e despoleta, no corpo, a produção de químicos responsáveis pela sensação de calma e criatividade.
Efeitos:
Calmante e sedativo. Arrefece. Facilita a intuição e a criatividade.
Factos:
• O azul é a cor menos segmentada pelo género, agrada tanto a homens quanto a mulheres;
• É a cor mais escolhida de escovas de dentes;
• As corujas são as únicas aves capazes de visualizar esta cor;
• As pessoas tendem a ser mais produtivas em salas azuis;
• Frequentemente utilizada em negócios corporativos porque é produtivo e não invasivo;
• Diminui o apetite e aumenta a criatividade.
ROXO
A cor roxa personifica o equilíbrio entre o estimulante vermelho e o calmante azul. Muitas vezes associada ao misticismo e à realeza, a cor roxa é a preferida dos excêntricos e dos criativos e a mais adotada pelas adolescentes.
Efeitos:
Eleva. Acalma o espírito e a mente. Confere uma sensação de espiritualidade. Estimula a criatividade.
Factos:
• Foi a cor usada no primeiro padrão de tingimento criado pelo homem;
• É a cor das notas de maior valor nominal – € 500;
• É a cor da nobreza e da sabedoria;
• Frequentemente utilizado em produtos de beleza ou anti-idade.
COR-DE-ROSA
Os rosas brilhantes são viçosos, divertidos e excitantes por oposição aos berrantes que carregam uma energia semelhante ao vermelho; são sensuais e apaixonados sem serem demasiado agressivos. Suavizam a paixão que o vermelho emana recorrendo à pureza do branco que resulta em rosas suaves associados ao romantismo e ao rubor na face das raparigas.
Efeitos:
Tal como o vermelho, os rosas brilhantes estimulam a energia e contribuem para um aumento do ritmo cardíaco, pressão arterial e respiração. Incitam à ação e estimulam a confiança.
Factos:
• O rosa incentiva a amizade e contraria a agressão e a má vontade.
• Assim que se provou que o cor-de-rosa tem um efeito tranquilizante muitos clubes desportivos passaram a pintar os cacifos e/ou balneários da equipa visitante desta cor.
• Estudos sobre a cor rosa indicam que os levantadores de pesos masculinos tendem a perder força em salas cor-de-rosa enquanto que as atletas da mesma modalidade numa sala pintada da mesma cor parecem ganhar ainda mais força.
• Os doces apresentados em caixas cor-de-rosa ou servidos em pratos dessa cor sabem melhor porque o rosa estimula o nosso voraz apetite por açúcar.
VERMELHO
A cor vermelha é conhecida por ser a cor mais quente e dinâmica, Estimula o amor, a paixão e a intensidade. Favorece o sentido de protecção, o medo e a ansiedade.
Efeitos:
Estimula a energia e pode aumentar a pressão arterial, a respiração, as batidas do coração e do pulso.
Factos:
• Usado em restaurantes para estimular o apetite;
• Cria um senso de urgência;
• Frequentemente utilizado nas liquidações;
• Usado para atrair compradores impulsivos.
COR-DE-LARANJA
O laranja, parente próximo do vermelho, provoca mais controvérsia que qualquer outra cor. É comum causar fortes sensações positivas ou negativas e do laranja, mesmo laranja, ou se ama ou se odeia, de forma mais vincada que com outras cores. Divertido e extravagante, o cor de laranja irradia calor e energia.
Efeitos:
Estimula a atividade. Estimula o apetite. Encoraja a sociabilização-
Factos:
• O Dalai Lama e outros monges envergam cores do espetro laranja porque no budismo, ela significa transformação, coragem e espírito de sacrifício. É a cor da iluminação, o mais alto grau de perfeição;
• Associamos o laranja à segurança e perigo, por isso é utilizado em coletes salva-vidas. Já agora, sabia que a “caixa preta” dos aviões é na realidade laranja? Precisamente pelo mesmo facto de ser usado em coletes salva-vidas: maior contraste com o azul do mar.