Será mais vantajoso para uma empresa contratar uma avença de marketing ou admitir um colaborador?
Eis a questão… Esta é sem dúvida uma das questões mais colocadas por parte dos empresários na hora de investir na imagem, na comunicação e no marketing digital.
A resposta é: DEPENDE!
Existem os prós e os contras, há que colocar tudo na balança e tomar a decisão certa.
Para tal, há que perceber qual o objectivo, onde quer chegar, como o vai fazer e qual o orçamento disponível.
Avença com uma Agência de Marketing
Procurar uma solução externa, contratando uma solução em sistema de avença mensal com uma agência de marketing tem como vantagem principal ter um parceiro com experiência (sendo que pode ser um grupo de pessoas) focadas em resultados ao menor custo possível.
No processo de seleção de um parceiro de Marketing deve considerar o nível de experiência demonstrado, casos de sucesso e áreas de actuação. Se a sua empresa não tem qualquer experiência em Marketing Digital e está focado no R.O.I (Retorno sob Investimento), esta poderá ser a escolha mais adequada.
Estes são os pontos que consideramos mais relevantes:
• Maior garantia de resultados
• Isenção de custos com encargos sociais (IRS – Em Portugal 23,75 % sobre o ordenado bruto), seguro de acidentes trabalho, subsídio de almoço,etc.
• Sem custos com aquisição de máquinas, (computadores sofisticados, maquinas fotográficas profissionais, filmar, etc) software e licenças
• Casos de sucesso reduzem o nível de risco da decisão
• Competências em qualquer canal de Marketing Digital
• Competências em design, comunicação e web design
• Competências em análise de mercado e posicionamento
• Contratos mínimos de 6 a 12 meses para projectos integrados

Contratação – Criação de um departamento de marketing dentro da empresa.
Acrescentar mais valor dentro da própria empresa, pode ser um passo bastante relevante, principalmente, para empresas com alguma dimensão que precisem de uma equipa técnica constante, pronta a satisfazer urgentemente as várias necessidades de uma empresa e com um grau de focagem superior e mais unificado.
Antes de contratar alguém para o cargo de Marketing , deve perguntar a si mesmo o que gostaria de alcançar objetivamente com este novo recurso.
Reforçar a notoriedade da marca, desenvolver um design mais apelativo, criar uma loja on-line, angariar e ativar clientes, aparecer na primeira página do Google para determinada pesquisa, fazer nutrição de leads? Enfim…
Defina os canais pelos quais vai começar a trabalhar. Se está a pensar atrair potenciais clientes e aumentar as receitas deve idealizar como o fazer.
Redes sociais, anúncios, email marketing, S.E.O, blog, site, design, programação, fotografia, vídeo, imprensa escrita, análise de mercado interno e externo, assessoria de imprensa, etc…
Se necessitar de alguém com este perfil, ou seja, polivalente e que saiba trabalhar em diversos canais, prepare-se porque atualmente há uma grande ausência de profissionais com este perfil e certamente teria de contratar dois ou três para o trabalho ficar bem feito.
Todos conhecemos a carga fiscal subjacente à actividade empresarial em Portugal, por essa razão há que quantificar os custos reais que a sua empresa terá com a aquisição do novo talento.
Exemplo: Custos Diretos para vencimento mensal de 1.000€ Brutos
• Salário Bruto - 1.000€ x 12 meses = 14.000€ / Ano
• IRS (23,75%) - 3.325€ / Ano
• Sub. Refeição 6€ x dia - 1.452€ / Ano
• Seg. Acidentes trabalho - 140€ / Ano
• Formação (35h / Ano Obrigatórias) - 250,00€
• TOTAL CUSTO MENSAL: 1.597€
Adicionalmente terá custos com software como email marketing, programas de edição de imagem, automação, aquisição de equipamento (computador, câmaras, discos…) e ainda investimento publicitário direto, o valor pago a título de exemplo, à Google e ao Facebook por cada clique nos seus anúncios.
Resumidamente, facilmente os seus custos diretos podem atingir os 2.000€ mensais, na contratação de apenas um recurso humano para Marketing Digital.
Importante Considerar
Defina qual o objectivo a atingir, qual o orçamento a considerar e em quanto tempo quer atingir este mesmo objectivo.
Solicite orçamentos de marketing a algumas agências e procure perceber o valor que cada uma acrescentará à sua empresa.
Porque não basta existir como empresário para ter sucesso… É preciso rodear-se de quem sabe… e, já agora ter produto!